top of page

​A antiga Bretanha

​

A antiga Ilha da Bretanha era habitada por povos diversos até a chegada dos celtas no século IV a.C., que empurraram as populações anteriores   até as regiões periféricas. Alguns séculos depois, a Bretanha é invadida pelos romanos, que derrotam os celtas. Permanece como província romana até a invasão dos  anglos, jutos e saxões (os "anglo-saxões") nos séculos V e VI d.C. Muitos bretões refugiaram-se no oeste da Gália (atual França),  surgindo, assim a Bretanha francesa. A Ilha da Bretanha, entretanto,  continuou sendo invadida por outros povos, e por volta do século VIII a língua inglesa (Old English) começa a se formar na Ilha. Também invadem a Bretanha os vikings e normandos, deixando sua contribuição para a formação da língua inglesa moderna.

​

​

​A atual Grã-Bretanha

​

Atualmente, a Grã-Bretanha é formada por três países: Inglaterra, Escócia e País de Gales que, juntamente com a Irlanda do Norte (capital: Belfast) , compõem o Reino Unido. O restante da ilha da Irlanda  não faz parte do Reino unido  e se chama República da Irlanda (capital: Dublin). Cada um desses países é herdeiro de inúmeras  influências dos povos que contribuíram para a formação da Grã-Bretanha, sendo cada país um fascinante mosaico de traços culturais antigos e modernos.

​​

​

A Bretanha francesa

​

É uma região administrativa do oeste da França. Sua capital é Rennes e seus habitantes chamam-se bretões. A rica cultura da Bretanha é uma herança dos antigos bretões que se refugiaram nessa região durante o período de invasões da ilha da Bretanha (atual Grã-Bretanha). A região ainda preserva seu folclore, suas danças e a língua bretã.

 

bottom of page